Vestibular UERJ 2024 – Certamente, o desejo de quase todo concludente do ensino médio é o de ingressar em uma universidade qualificada, de modo que possa obter certa segurança quanto à sua vida econômica e à sua realização profissional. Das instituições brasileiras de ensino superior, uma que decerto se destaca é a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a qual se caracteriza por oferecer um ensino altamente qualificado, formando excelentes profissionais. Visualizando a essencialidade desse núcleo para o país, decidimos escrutinar como realizar o Vestibular UERJ 2024. Acompanhe-nos e saiba mais!
Conteúdo do Artigo
Vestibular UERJ 2024
A Uerj é uma das poucas instituições que não adotou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), continuando a utilizar o seu próprio vestibular como prova classificatória.
Este é composto por duas fases, as quais são obrigatórias a todos os cursos que são ofertados pela organização. A primeira é objetiva, sendo constituída por 60 questões:
- 16 de português
- 05 de língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês)
- 08 de matemática
- 15 de ciências da natureza
- 6 de ciências humanas;
A segunda etapa do Vestibular UERJ 2024, por sua vez, é subjetiva, sendo composta por uma redação e três provas discursivas:
- Uma de língua portuguesa;
- Duas específicas, que são definidas conforme o curso optado.
Obs.: vale ressaltar que, para se inscrever na fase 02 como concorrente, o candidato deverá acertar mais de 40% do primeiro exame, isto é, pontuar mais de 24 das 60 perguntas.
Inscreva-se também:
Cursos UERJ 2024
Além de oferecer os cursos mais tradicionais, tais como medicina e engenharia civil, a Uerj oferta graduações que são pouco disseminadas, o que faz com que a instituição se torne ainda mais relevante. Dentre os cursos como um todo, destacam-se os de:
- Arquitetura;
- Enfermagem;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Química;
- Direito;
- Medicina;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Relações Internacionais.
Obs.: a listagem de todas as graduações pode ser acessada a partir deste link.
Inscrição no Vestibular UERJ 2024
A Uerj exige que os candidatos se inscrevam para a primeira e para a segunda fase do vestibular, sendo obrigatórios esses dois processos para que o indivíduo possa ingressar na instituição.
Veja, logo abaixo, como realizar a inscrição em cada uma das etapas.
Inscrição na prova objetiva:
Para se inscrever na prova objetiva, o interessado deverá:
- Entrar no portal da Uerj, clicando aqui;
- Acessar a área de inscrições e informar o seu CPF;
- Cadastrar-se no banco de dados do DSEA, caso ainda não tenha feito isso;
- Completar adequadamente o formulário de inscrição e o socioeconômico;
- Imprimir o comprovante de inscrição;
- Caso não seja isento da taxa de inscrição, pagá-la dentro do prazo determinado.
Inscrição na prova subjetiva:
A inscrição na prova subjetiva é bastante semelhante a da primeira fase, devendo o indivíduo:
- Entrar no site da Uerj, ao clicar neste link;
- Acessar a área de inscrições e preencher o questionário que será requerido;
- Imprimir o recibo de inscrição;
- Caso não tenha direito à dispensa da taxa de inscrição, imprimir o boleto da mesma e saldá-la antes de seu vencimento.
Data do Vestibular UERJ 2024
A Uerj liberou, ainda no início do ano, as datas para o vestibular de 2024. A primeira fase, que será aplicada em duas ocasiões, está marcada para os dias 10 de junho e 16 de setembro; a segunda, por sua vez, deverá ser aplicada somente no dia 02 de dezembro.
Edital do Vestibular UERJ
Como as duas etapas do Vestibular UERJ 2024 exigem procedimentos distintos, a instituição elabora dois editais, um para cada fase. O destinado à segunda etapa ainda não foi disponibilizado, mas o da primeira já; para acessá-lo, basta clicar aqui.
Resultado do Vestibular UERJ 2024
A Uerj liberou que os resultados do primeiro e do segundo teste de qualificação serão divulgados, respectivamente, nos dias 18 de junho e 24 de setembro. Quanto à disponibilização do desempenho da prova discursiva e da classificação geral dos candidatos, a instituição ainda não se posicionou, devendo liberar essas datas apenas no início do segundo semestre do ano.